O casal precisa de se apoiar para reduzir a ansiedade e o estresse

Vários estudos e também a prática clinica já apontaram que parte dos casais com dificuldades para engravidar não possuem qualquer problema médico no decorrer da investigação da infertilidade. A ansiedade de o estresse são fatores que devem ser avaliados. Em muitos casos, o estresse pode ter uma parcela de culpa nisso. Ele afeta as regiões cerebrais responsáveis pela regulação de vários hormônios, podendo interferir na função ovariana e na glândula supra-renal, afetando assim a fertilidade do casal.

A falta de libido e a dificuldade de ereção são problemas que muitas vezes podem aparecer quando se está passando por momentos de estresse acentuado. Porém, não é só isso. As mulheres podem, inclusive, parar de menstruar porque as taxas hormonais também são passíveis de se alterar. No caso dos homens, a produção de sêmen pode diminuir.

Ansiedade e estresse na Reprodução Assistida: 

Se os pacientes estão passando por um tratamento de reprodução assistida, a própria espera gera ansiedade e estresse. É um período de incerteza até o sucesso da fertilização ou inseminação artificial. Por isso, as consultas são muito importantes. Na Clínica Progest estamos sempre disponíveis para esclarecer todas as dúvidas e buscamos apoiar com muita dedicação e cuidado quem está passando por este processo.
A Dra. Cíntia Morel explica que existe tratamento para a grande maioria dos casais e que estes não são iguais para todos, existem situações onde as chances são maiores ou menores. Ela ressalta que é muito importante que o casal se apoie mutuamente durante todo o processo e que manter a esperança, não desistir e seguir o caminho indicado é a chave para conseguir a realização do sonho tão desejado.

O acompanhamento psicológico, atividade físicas aeróbicas, ioga, meditação acupuntura também são alternativas que ajudam a reduzir a tensão. O cuidado com a alimentação no período que antecede o tratamento também é indicado. Para a Dra. Cíntia Morel o apoio da família é fundamental para evitar cobranças que podem aumentar ainda mais o angustia dos casais em tratamento. De acordo com a médica, os grupos nas redes sociais que dividem este tipo experiência também podem ser positivos para alguma pacientes. Elas compartilham experiências, angustias e muitas vezes o sucesso da gestação. Quer saber mais? Ligue para 51 3222.7699 ou acesse www.clinicaprogest.com.br.

 

Recommended Posts