Anovolução – Uma das etapas do ciclo menstrual é a ovulação – o ovário libera o óvulo, que chega até as trompas de Falópio seguindo em direção ao útero. Se não ocorre a fecundação, a mulher menstrua. Geralmente, isso é o que acontece todos o meses. Porém, existe a anovulação – quando o óvulo não é liberado pelo ovário. Essa situação indica algum tipo de distúrbio. O mais comum são problemas hormonais que, por não estarem em níveis adequados, não estimulam a maturação e a liberação do óvulo, impedindo a possibilidade de gravidez.
Entre as causas da disfunção hormonal estão: síndrome dos ovários policísticos, alterações da tireoide, mulheres abaixo ou acima do peso adequado, tumores – especialmente na hipófise, além da endometriose. O diagnóstico da anovulação é feito através de exames de sangue e ultrassonografia transvaginal. Fluxo menstrual pequeno e irregular, saída de secreção similar ao leite nos mamilos e especialmente ausência da menstruação são alguns dos sinais da anovulação.
O tratamento vai depender do diagnóstico da causa, podendo ser estimulação ovariana com medicamentos, perda de peso, entre outros. Em raros casos a paciente pode necessitar de técnicas de reprodução assistida para engravidar.