Por que não desistir na primeira tentativa da FIV? Eu sei que o desejo de ter filhos é um dos momentos mais importantes a vida de um casal. Porém, vale ressaltar que mesmo sem problemas de fertilidade, a chance de engravidar é em torno de 20% por ciclo, para casais com fertilidade normal, ou seja, a maioria das pessoas não consegue no primeiro ciclo de  tentativa.

Com a Fertilização in vitro (FIV) , apesar de ser um método de muito sucesso que vem cada vez mais ajudando inúmeros casais , nem sempre se consegue o resultado positivo nas primeiras tentativas . A média de gravidez na primeira tentativa é de  50% para casais onde a mulher tem até 35 anos . Com o avanço da idade da mulher  e baixa reserva ovariana  as taxas de sucesso por  tentativa tendem a diminuir mas não significa que o casal não irá conseguir . Portanto, não engravidar num primeiro ciclo de FIV  é comum e pode ser  considerado até normal.

Entretanto só quem passa por esta situação sabe o quanto ela é complicada e devastadora, portanto é importante entender como isto funciona, porque ocorrem as falhas , e manter sempre em  em mente que mesmo não tendo obtido resultado nas primeiras tentativas, o tratamento  é muito  eficaz e pode, na grande maioria das vezes, ajudar o casal a ter o seu bebe.

Apesar de , em geral, não ser necessária qualquer tipo de intervenção para proceder a uma nova tentativa, muitos casais preferem aprofundar  a investigação nestes casos .Existem situa~coes mais difíceis, com pior prognóstico , que  são os de mulheres com idade avançada.

Como é o tratamento?

Após coleta e cultivo em meios especiais do óvulo e espermatozoide é feita a fecundação em laboratório. Se bem sucedida, a fertilização dará origem ao que chamamos de pré-embriões, que serão transferidos para o útero após cultivo por um período de dois a cinco dias. A fertilização in vitro é a uma das técnicas mais utilizadas de reprodução assistida. Conhecida popularmente como “bebê de proveta”, há mais de 30 anos vem ajudando inúmeros casais a realizar o sonho de ter um filho.

Indicações da FIV

– Problemas nas trompas
– Endometriose
– Infertilidade sem causa aparente
– Fator masculino de leve à moderada gravidade

Quando as falhas se repetem, depois de duas tentativas, o médico especialista em reprodução assistida avalia se existe algum problema que possa estar prejudicando o procedimento para propor alternativas:

1. Se for por má qualidade dos gametas pode ser preciso lançar mão de estratégias específicas para melhorar sua qualidade .
2. Caso seja dificuldade na implantação dos embriões, algumas opções de tratamento podem ser indicadas para aumentar as chances para a próxima FIV.
Lembrando que cuidar da saúde, manter o peso, evitar consumo em excesso de álcool , cafeína e o tabagismo são fundamentais para ter mais chances de engravidar. Além disso, vale ressaltar que, atualmente , existem tratamento e soluções para a imensa maioria dos problemas de infertilidade conjugal , desde a doação de gametas (óvulos e espermatozoides), embrioadoção até a  barriga solidária. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Saiba mais no www.clinicaprogest.com.br ou ligue para (51) 3222.7699/98308.0886 (whatsapp).
Recommended Posts