A coleta de óvulos é um dos passos mais importantes para a fertilização in vitro

Uma das fases mais importantes da Fertilização in vitro é a coleta dos óvulos. Ela acontece depois que a paciente recebe doses de hormônios para estimulação ovariana. Os óvulos são retirados por punção até 12 dias após o uso da medicação. Vale lembrar que a quantidade de óvulos varia de acordo com cada mulher, dependendo muito da idade e também da resposta do organismo.

Segundo um estudo publicado pelo jornal científico Humam Reproduction, as chances de sucesso da Fertilização in vitro são maiores com 15 óvulos maduros coletados. A boa notícia é que, muitas vezes se consegue de 10 a 15 por processo. O pesquisa também cruzou essa descoberta com a idade das pacientes para apontar o sucesso das taxas de gravidez:

65% de nascidos vivos em mulheres de 18 a 34 anos;
50% de nascidos vivos em pacientes com idade entre 35 e 37 anos;
47% de nascidos vivos para as que tinham 38 ou 39 anos, e
35% de nascidos vivos para mulheres com 40 anos ou mais.
A Reprodução Assistida é tema de muitas pesquisas. Já se sabe que quando o número de óvulos maduros após a estimulação ovariana é maior do que 30, as chances de gestação podem cair porque a maioria destes óvulos terão baixa qualidade.

Outros levantamentos também já concluíram: mulheres com menos de 35 anos apresentam as maiores taxas de sucesso, independentemente da quantidade de óvulos; mulheres acima de 38 possuem taxas de sucesso muito melhores quando é alto o número de óvulos e todos os grupos têm taxas muito baixas de sucesso quando obtidos menos de 3 óvulos.

Quer saber sobre os tratamentos para infertilidade? Marque uma consulta e venha conversar. www.clinicaprogest.com.br (51) 3222.7699/ 8308.0886

Você também pode obter mais informações no site da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. 

Recommended Posts