Reprodução assistida
Casais Homoafetivos
O Conselho Federal de Medicina, desde 2021, autoriza que o uso das técnicas de reprodução assistida seja universal, oferecida para pessoas transgêneros ou cisgêneros, heterossexuais ou homossexuais, em união estável ou solteiras.
Casais Homoafetivos
Quais as opções de tratamento?
Para um casal de mulheres existem duas opções de tratamento: a Inseminação Artificial e a Fertilização In Vitro (FIV).
Para elas, é permitido a gestação compartilhada, ou seja, que as duas participem ativamente da gravidez. Este processo é feito através de uma FIV da seguinte forma uma das parceiras fornecerá os óvulos que serão fertilizados pelo sêmen do doador escolhido. Os embriões resultantes serão implantados na outra parceira.
A definição de qual será a doadora do óvulo e qual receberá o embrião e terá a gestação é decidido pelo próprio casal juntamente com o médico, considerando-se a idade de cada uma, a reserva ovariana, a saúde geral e reprodutiva bem como o desejo do casal.
A outra possibilidade de tratamento é a realização da Inseminação Intrauterina em uma das parceiras, usando igualmente o sêmen de doador anônimo. Indicado preferencialmente para mulheres com idade até os 35 anos.
Etapas do processo:
- Definir se gestação compartilhada;
- Avaliação completa para definir doadora e receptora;
- Escolha do sêmen;
- Estimulação ovariana e coleta dos óvulos da parceira doadora + FIV;
- Preparo do endométrio da receptora + transferência embrionária.
Para os casais masculinos ou homens solteiros, a Fertilização In Vitro com óvulos doados e útero de substituição é a única opção.
É necessário encontrar uma mulher na família para ceder o útero e levar adiante a gestação.
Etapas do processo:
- Definir qual dos dois parceiros fornecerá os espermatozoides;
- Selecionar doadora de óvulos (não pode ser a cedente do útero);
- Determinar a mulher que irá ceder o útero para gestar o embrião (cessão temporária de útero ou útero de substituição).
No Brasil, por lei, a mulher que irá ceder o útero para a gestação precisa, além de ser saudável, ter até 55 anos, ser parente consanguíneo de até 4º grau de um dos parceiros e já ter ao menos um filho vivo.
Contato
(51) 98308.0886
(51) 3222.7699
contato@clinicaprogest.com.br
R. Mostardeiro, 265 - conj. 306 - Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Brasil