Preservando o sonho!

Congelamento de óvulos

A vitrificação de óvulos é uma das técnicas de preservação da fertilidade que permite adiar a capacidade reprodutiva de uma mulher pelo tempo que desejar.

O aprimoramento desta técnica representa, sem dúvida, uma grande conquista para a preservação da fertilidade.

Congelamento de óvulos

Para quem?

Oncofertilidade

Indicada para  mulheres portadoras de câncer com necessidade de cirurgia para retirada do ovário, radioterapia ou quimioterapia, procedimentos estes que, sabidamente, afetam os ovários podendo, inclusive, causar uma menopausa precoce.

Postergação da maternidade

Indicada para a preservar a fertilidade das mulheres que desejam postergar a maternidade. A conquista do sucesso profissional bem como o encontro do parceiro ideal geralmente ocorre após os 30 anos.  Sabe-se, entretanto, que a idade superior a 35 anos é considerada acima do ideal do ponto de vista biológico. A   gravidez tardia, após os 35 anos, é cada vez mais comum e, com isso, a procura pelo congelamento de óvulos vem crescendo, já que que as mulheres estão sendo alertadas sobre o efeito da idade na fertilidade.

Congelando o Tempo

Como funciona?

A técnica de congelamento de óvulos preconizada é a vitrificação. As taxas de sobrevivência ao descongelamento são de 95%, dependendo da experiência do serviço. No entanto, é importante enfatizar que o fato de congelar óvulos não garante uma futura gestação, assim como todos os tratamentos na área de reprodução humana.

As chances de gravidez são em torno de 45% por tentativa e o ideal é que o congelamento seja feito até os 38 anos, preferivelmente até os 34 anos, quando a qualidade dos óvulos é ainda muito boa e, por conseguinte, as taxas de gravidez são melhores. 

Além disso é importante que se obtenha um maior número de óvulos para proporcionar a melhor chance de sucesso com a técnica. Com o avanço das técnicas de Reprodução Assistida, podemos oferecer diversas opções para auxiliar as mulheres que queiram preservar a fertilidade ou evitar/minimizar os riscos advindos da idade sobre seus futuros filhos.

Congelamento de óvulos

Passo a Passo

1) Estimulação ovariana

Estimulação ovariana com acompanhamento ecográfico Entre o 2º e 3º dia da menstruação, a paciente inicia um tratamento de indução da ovulação. Isso é feito por meio de medicações à base de hormônios, que vão estimular o ovário a produzir um maior número de folículos durante cerca de 10-12 dias. Ecografias transvaginais seriadas são realizadas a partir do 8º dia.

2) Punção folicular

Por volta do 14º dia, é feita a coleta de óvulos, através de ecografia transvaginal, sob sedação.

3) Vitrificação

Os óvulos maduros serão vitrificados e armazenados em nitrogênio líquido a -196ºC.

Obs: Quando a mulher decidir utilizá-los, os óvulos serão descongelados, fertilizados em laboratório e os embriões formados transferidos para o útero. Não existe um limite de tempo para manter os óvulos congelados.

Contato

(51) 98308.0886
(51) 3222.7699

contato@clinicaprogest.com.br

R. Mostardeiro, 265 - conj. 306 - Moinhos de Vento, Porto Alegre,  RS - Brasil

Convênios

Desenvolvido por