A decisão de ser mãe vem em momentos diferentes para cada mulher.

A carreira, o relacionamento, a estabilidade financeira e outros fatores impactam esta decisão e o congelamento de óvulos é uma alternativa para aquelas que desejam postergar a maternidade.
Temos que lembrar que muitas mulheres têm certeza que querem ser mães um dia, outras, porém, despertam para a maternidade mais tarde e há,inclusive, quem tenha certeza que não deseja ser mãe.

Deve-se ter em mente que o corpo da mulher está em seu melhor momento biológico para uma gravidez saudável entre os 20 e 30 anos, sendo que, a partir desta idade, inicia a ocorrer uma queda gradual da fertilidade.
Levar uma vida saudável sempre é algo muito positivo para o corpo. No entanto, a queda da fertilidade feminina é acentuada a partir dos 37 anos, sendo um fato mesmo para mulheres em ótima forma. Portanto, preservar os óvulos é a melhor garantia de ter um filho saudável se a gravidez não chegar de forma natural.

Muitas mulheres percebem tarde que a vitrificação de seus óvulos poderia ter evitado a infertilidade no futuro, ao deparar-se com a necessidade de recorrer a ovodoação para conseguir engravidar, principalmente aquelas acima de 40 anos.

Por isso as mulheres que estão com 30 anos e já tem uma relação estável devem discutir com seu parceiro se está na hora de engravidar ou guardar os óvulos para o futuro, considerando os prós e contras de cada opção.

Mais informações sobre diagnósticos, tratamentos e dicas no nosso blog.

Saiba mais sobre a Sociedade de Reprodução Assistida aqui.