Por que congelar os óvulos? Eu sei que em meio ao trabalho, estudos, busca por um relacionamento pode ser estranho pensar isso. Porém, é justamente por causa de todas estas questões que devemos falar sobre o Congelamento!
Embora se saiba que entre os 20 e 30 anos de idade as mulheres estejam no auge da sua fertilidade e que este seria então o melhor momento para garantir a qualidade dos óvulos, que cai com o passar dos anos, entendemos também que nesta faixa de idade ainda pode ser considerado cedo para se preocupar com isso .

Mas também é possível fazer mais tarde! A Sociedade Brasileira de Reprodução Humana recomenda que a idade limite para o congelamento seja de 35 anos.  A técnica preserva os óvulos em nitrogênio líquido, por meio de vitrificação. Com o avançar da idade há redução significativa na quantidade e qualidade dos óvulos, interferindo diretamente nas chances de gravidez.

Motivos para congelar?
Além da preservação para engravidar mais tarde, mulheres com histórico de menopausa precoce, ou que precisam passar por tratamento oncológico ou cirurgia nos ovários tem indicação para o procedimento.

Sucesso da gestação?
As taxas de gravidez de óvulos congelados são praticamente as mesmas dos óvulos frescos. Mas atenção – quanto mais cedo o congelamento for feito, mas chances! Vale lembrar que não há riscos em congelar óvulos. A vitrificação resulta num embrião com a mesma qualidade do embrião formado por um óvulo fresco. A técnica é segura para a saúde da futura mamãe e do bebê.