VASECTOMIA E GRAVIDEZ
A Vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos através do epidídimo para os canais deferentes que desembocam na uretra.
Trata-se de um método de contracepção muito seguro que secciona os dois canais deferentes. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.
Reverter a vasectomia é possível caso um homem queira ter mais filhos?
A reversão da vasectomia é um ato tecnicamente viável e possível. Se a reversão for feita três ou quatro anos depois da vasectomia, em 90% dos casos o espermograma é bom e, em 70% existe a chance de a mulher engravidar de forma natural.. Importante frisar que se trata de uma cirurgia delicada que exige um microscópio e só deve ser feito por pessoas bem especializadas.
Que esperança pode ter um homem de reverter a vasectomia feita dez anos antes?
Reverter significa repermeabilizar os deferentes e, eventualmente, obter espermatozóides. O índice de gravidez, porém, cai com o tempo. Dez anos depois de feita a vasectomia, a probabilidade de gravidez oscila entre 30% e 40%.
Entretanto, nestes casos, o casal pode contar com métodos avançados de REPRODUÇÃO ASSISTIDA ( fertilização in vitro), pois é possível retirar espermatozoides do testículo ou epidídimo, introduzi-los em óvulos colhidos da esposa, cultiva-los em estufa, implantá-los no útero da mulher e obter a gravidez desejada.
Mais informações sobre diagnósticos, tratamentos e dicas no nosso blog.
Saiba mais sobre a Sociedade de Reprodução Assistida aqui.