Lembra da aula de ciências? Quando o embrião tem 46 cromossomos – 23 herdados da mãe e 23 do pai – é chamado de Euploide, sendo composto por 22 pares de cromossomos autossômicos, relacionados às características comuns aos dois sexos, e um par de cromossomos sexuais, representados pelas letras XX (sexo feminino) e XY (sexo masculino). Ele é considerado normal, apresentando mais chances de resultar em um bebê saudável. Já o embrião aneuploide apresenta alterações no seu número de cromossomos, podendo resultar em algumas síndromes, entre elas a Síndrome de Down. Vale lembrar que óvulos mais velhos apresentam maiores chances de falhas na divisão cromossômica, portanto, mais riscos de embriões com alterações.
As taxas de sucesso de um tratamento de
Fertilização In Vitro dependem de vários fatores, sendo que um dos mais importantes é a possibilidade de se obter embriões euploides. Atualmente, existem o
teste genético pré-implantacional (PGT-A) para rastrear possíveis anomalias antes da transferência. Quando, após varias tentativas, não se consegue embriões euploides com o material da casal, existe ainda a possibilidade de optar por ovodoação ou banco de esperma, além da doação de embriões.
Fertilização in vitro – FIV
A fertilização in vitro é a uma das técnicas mais utilizadas de reprodução assistida. Conhecida popularmente como “bebê de proveta”, há mais de 30 anos vem ajudando inúmeros casais a realizar o sonho de ter um filho.
Importante lembrar que para uma gravidez ocorrer de forma natural, o ovário deve liberar um óvulo que vai unir-se ao espermatozóide na trompa, resultando na fertilização. Já durante o processo de fertilização in vitro, esta união ocorre em laboratório, após coleta e cultivo em meios especiais do óvulo e espermatozóide.
Se bem sucedida esta fertilização dará origem ao que chamamos de pré-embriões, que serão transferidos para o útero após cultivo por um período de dois a cinco dias.
Indicações FIV
– Problemas nas trompas
– Endometriose
– Infertilidade sem causa aparente
– Fator masculino de leve à moderada gravidade